(83) 3222-0281 / 8824-3322 ansef_pb@yahoo.com.br

Segurança Pública, um direito fundamental!

Em sua 16º edição, o Congresso Nacional dos Policiais Federais – Conapef aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 19 de agosto. O evento tem como objetivo estabelecer as diretrizes políticas de atuação da Fenapef.  Este ano com o tema ‘Segurança Pública – Direito Fundamental`, contou com uma ampla estrutura, recebendo cerca de 300 congressistas para o debate dos assuntos sugeridos e das bandeiras a serem defendidas pela Fenapef.

A escolha do local foi motivada pela percepção de insegurança enfrentada no estado do Rio de Janeiro. Sua realização na cidade caminha em direção a cooperação e a solução de problemas de segurança pública.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS
O legado deixado pelo Conapef só foi possível por ter a presença dos representantes sindicais de todo país. Visando essa importância a comissão organizadora do XVI Conapef realizou, durante meses, a captação de recursos financeiros para viabilizar o custeio de todos os congressistas.  

Foram patrocinadores do XVI Conapef: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Central dos Sindicatos Brasileiros, Nova Central Sindical de Trabalhadores, Cézar Britto Advogados, Reis Figueiredo Advogados Associados, Grupo Perin, Camargo & Sarmento Advocacia e Consultoria e Centurião Segurança Patrimonial.

NOVAS TECNOLOGIAS
Com transmissão online para todo Brasil, todos os interessados puderam assistir, ao vivo, à exibição das palestras apresentadas no XVI Conapef, por meio do site da Federação.
Para o credenciamento e identificação dos congressistas e convidados, foram utilizados totens e um controle de frequência por leitura óptica.

Além disso, um sistema chamado speed vote permitiu que os palestrantes e congressistas acompanhassem, em tempo real, o quantitativo de votos das teses, além de gerar relatórios, controle de presença e 27 tipos de votações diferentes.

PALESTRAS
O ciclo de palestras na abertura do evento foi formado por quatro principais conferentes: o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que falou sobre “Sindicalismo: Modernização da Gestão Sindical”; o vice-presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, falando sobre “Ciclo Completo de Polícia”; o deputado federal, Aluísio Mendes, com o tema “Polícia Federal: Modernização Via Política de Estado”; e o cientista político, Luiz Eduardo Soares, que falou sobre “Segurança Pública: Reestruturação do Modelo e Novos Paradigmas”. A mesa foi composta pelo deputado federal, Eduardo Bolsonaro, o Presidente da CSPB, João Domingos, o Presidente da Nova Central Sindical, José Calixto Ramos; o Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Fernandes dos Santos Neto; o Presidente da Ordem dos Policiais Brasileiros, Frederico França e os ex-presidentes da Fenapef, Jorge Venerando e Marcos Wink.

OFICINAS TEMÁTICAS
Na terça-feira (18), os congressistas se dividiram em três oficinas temáticas para a discussão dos assuntos. Eles apresentaram teses que foram levadas para a Plenária deliberativa do último dia. Os congressistas, classificados com voz e voto, puderam expor suas ideias e votar em cada um dos assuntos apresentados.

PLENÁRIA DELIBERATIVA
No último dia do Conapef, que aconteceu na quarta-feira (19), foram anunciadas as teses das oficinas temáticas. O primeiro assunto a ser votado foi Polícia Federal, seguido de Sindicalismo e Segurança Pública. A Plenária deliberativa, foi comandada pelo presidente da Fenapef, Jones Borges Leal. O debate foi aberto a todos que tinham direito a voz e voto, mas, conforme o estatuto, somente os congressistas com direito voto puderam pleitear.

Na votação, que também aconteceu por meio do sistema speed vote, os congressistas puderam conferir, no momento, a quantidade de votos em cada tema. Dez dias, a contar após o encerramento do Conapef, a comissão organizadora divulgará o relatório final com o resultado das teses apresentadas. O reconhecimento da base e o apoio de grandes empresas comprovam o êxito deste evento que é referência para os Policiais Federais.

Fonte: Agência Fenapef