(83) 3222-0281 / 8824-3322 ansef_pb@yahoo.com.br

O escritor Thiago Andrade Macedo lança seu primeiro romance, intitulado O silêncio das sombras, no dia 13 deste mês, às 20h, no Zarinha Centro de Cultura, em Tambaú. A apresentação da obra será feita pelo psicanalista Humberto Vicente de Araújo, da Academia Paraibana de Medicina. A entrada é franca. Em época de eleições e efervescência política, três investigadores federais são lançados repentinamente em uma zona de fronteira de um país, a fim de elucidar o desaparecimento da filha de um senador da República e do namorado dela.

11703381_105843633096253_6637611405469843181_nO caso foi reaberto dez anos depois dos acontecimentos. Este é o núcleo a partir do qual Thiago Macedo desenvolve o que seria o enredo de O silêncio das sombras, cuja aparência de trama policial, ou detetivesca, vai se desfazendo, paulatinamente, na medida em que os dramas psicológicos e os questionamentos existenciais dos personagens ganham força e terreno. Movendo-se em um cenário frio e nebuloso, Petrus Hammer, um policial tomado por uma crise existencial, Ivan Brod, um tira à moda antiga, e Jan Pollack, quase um novato na polícia chegam ao local do crime e unem-se a Saul, um agente designado pela força policial local para acompanhar o caso. No teatro de sombras de Grenze, a estranha capital do Estado Fronteiriço, a investigação parece andar em círculos, pois nada de novo vem à tona. Uma atmosfera de jogo e pistas falsas adensa-se de forma vertiginosa, desencadeando um clima de suspense e mistério quase insuportável. Revelações bombásticas surgem então, envolvendo um dos personagens, e a trama passa a tomar novo rumo. Entretanto, novas reviravoltas ainda acontecerão, mudando novamente o foco da ação dos investigadores. O mundo ambíguo de Grenze incita o leitor a avançar no texto cada vez mais. “Ao longo da trama, surgem personagens excêntricos, irônicos, cínicos e intrigantes, que dizem muito de nós mesmos e sondam temas que vão muito além da mera seara das estórias de detetive”, explica Thiago Macedo, referindo-se ao diferencial de seu romance, em relação às histórias policiais tradicionais.

macedo serraNarrado sob o ponto de vista de diversos personagens, nos moldes das narrativas contemporâneas, O silêncio das sombras, segundo o autor, “é uma obsessiva epifania de signos e significados, um caldo cultural que mistura blues, jazz, literatura, cinema, filosofia, ocultismo e temas macabros”. Sob a névoa de Grenze, a foto de uma garota desaparecida provocará vingança, discórdia, loucura. “As pistas falsas tornam-se verdadeiras, e as que eram supostamente verdadeiras mostram-se falsas, por que, em meio ao silêncio das sombras, nada é o que parece ser”, comenta o autor, dando ênfase ao suspense.

braulio tavaresThiago Macedo alerta, ainda, que “há um caos provocativo por trás de uma insuspeitada ordem, em cada frase, em cada diálogo, em cada palavra”. Percorrendo camadas de ficção policial e de mistério, o texto, com matizes de romance psicológico, liberta-se da obviedade e parece querer dizer algo mais.

SOBRE O AUTOR Thiago Andrade Macedo, 38 anos, é natural de Viçosa (MG) e está radicado em João Pessoa(PB). É formado em Direito, atuou como Oficial de Justiça do TJ/PB e hoje na área de segurança pública como Agente Federal no âmbito do Ministério da Justiça. Para ele, a literatura, além de ser uma forma de se expressar, também é uma oportunidade de criar mundos; de ir além da vida cotidiana, que, parafraseando o poeta Ferreira Gullar, “muitas vezes, é mesquinha, arrastada e não basta”. Na adolescência, dedicou-se a escrever poesia e pequenas crônicas. Por essa época, leu bastante literatura brasileira. Um pouco depois, passou a ler mais literatura estrangeira e começou a escrever os primeiros contos, partindo, depois, para uma empreitada maior: o romance. A primeira experiência literária, de fato, foi um livro que ele considera hoje uma espécie de esboço de O silêncio das sombras. Editado de forma artesanal, foi distribuído apenas entre os amigos. Já a ideia de escrever O silêncio das sombras partiu de um conto que produziu, chamado “O guarda-costas”. Thiago escreveu outros pequenos contos, estabelecendo um liame entre eles, Foi então que teve a ideia de escrever um romance, dando voz a cada um dos personagens. Como, no início, “parecia um quebra-cabeças a ser montado”, decidiu adotar o formato de romance policial para o texto. Ele confessa que nunca foi muito metódico ao escrever, mas gostaria de poder escrever todos os dias, o que a rotina profissional impede. Já o processo de escritura de O silêncio das sombras levou cerca de um ano e meio, dois anos. A partir desse ponto, tinha um esboço do livro, que foi reescrito várias vezes. 

Lançamento: Dia 13 de agosto Hora: 20h

Local: Zarinha Centro de Cultura Endereço: Av. Nego, 140, Tambaú

Apresentação: Psicanalista Humberto Vicente de Araújo Entrada: Franca

Informações: 83 4009-1111/83 98823-5150